01/03/2016
Abep entrará com duas ADIs contra aumento de impostos sobre produção de petróleo no Rio de Janeiro



Abep entrará com duas ADIs contra aumento de impostos sobre produção de petróleo no Rio de Janeiro

29/02/2016

Dois tributos sancionados pelo governo do Rio de Janeiro e que devem passar a vigorar em março são alvo de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade(ADIs) que a Associação Brasileira de Exploração e Produção de Petróleo (Abep) irá levar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“A iniciativa da cobrança adicional, que não foi ainda regulamentada por parte do Estado do Rio de Janeiro, é inconstitucional, gera insegurança jurídica e abre espaço para corte de investimentos futuros e abandono de projetos já em curso”, afirmou a Abep, instituição de natureza jurídica independente que representa empresas que produzem 90 por cento de todo o petróleo do país.

Os tributos foram sancionados em dezembro, e segundo os representantes do setor irão acentuar a crise sentida pelo setor. Somente a taxa de controle, monitoramento e fiscalização pode ter impacto de cerca de 1,8 bilhão de reais por ano para as petroleiras, segundo cálculo do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), que representa diversas empresas da indústria de petróleo no Brasil e trabalha em cooperação com a Abep.

Reuters
« VOLTAR