04/03/2016
Suíça autoriza denúncia de presidente da Câmara por evasão e sonegação



Suíça autoriza denúncia de presidente da Câmara por evasão e sonegação


03/03/2016

Foi divulgado nesta quinta-feira (3) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu o aval do governo suíço para denunciar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelos crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal, em razão de contas ligadas a ele mantidas no país europeu.

A Folha de S. Paulo afirma que a informação foi confirmada pelo pelo Departamento de Justiça da Suíça.

“O Departamento de Justiça já enviou uma resposta às autoridades brasileiras. A resposta enviada é que para esses documentos (contas na Suíça) não há restrição”, afirmou o porta-voz do Departamento de Justiça, Folco Galli.

A PGR enviou consulta à Suíça para evitar uma possível ação de nulidade por parte dos suíços ou da defesa do presidente da Câmara, uma vez que as práticas de sonegação e evasão de divisas não são tipificados como crime em território suíço.

A investigação sobre o patrimônio de Eduardo Cunha foi enviada ao Brasil em razão do presidente da Câmara não poder ser extraditado, uma vez que é cidadão brasileiro. Nos documentos, foram mencionados os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Além do aval recebido do governo Suíço, nesta quinta-feira foi concluída a análise pelo Supremo Tribunal Federal a respeito da inclusão de Eduardo Cunha nas investigações da operação Lava-Jato, tendo sido sua inclusão no polo passivo admitida por unanimidade.

Folha de São Paulo
« VOLTAR