07/03/2016
Nova etapa da Operação Lava Jato contará com o apoio da Receita Federal para investigar ex-president



Nova etapa da Operação Lava Jato contará com o apoio da Receita Federal para investigar ex-presidente do Brasil

04/03/2016

A Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Polícia Federal, participa nesta sexta-feira (4), de mais uma fase da Operação Lava Jato, promovendo o cumprimento de parte dos 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

A Receita Federal vem desde o final do 2013 apoiando as investigações da Polícia Federal e da Força-Tarefa do Ministério Público Federal no âmbito da denominada Operação Lava Jato, deflagrada inicialmente em 17/03/2014.

Esta 24ª fase da Operação envolve principalmente fatos relacionados ao ex-presidente da República e a empresas e entidades ligadas, além de outras pessoas com relacionamentos ou que mantêm sociedade empresarial com filhos do ex-presidente.

Participam das ações mais de quarenta auditores-fiscais e analistas-tributários da RFB e cerca de trezentos policiais federais. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos desde o início da madrugada em cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Prestes a se completarem dois anos de fases ostensivas da Operação Lava Jato, a Receita Federal, por intermédio da Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação (Copei), já produziu e encaminhou à Justiça Federal e à Força-Tarefa do Ministério Público Federal mais de uma centena de relatórios de análise fiscal, os quais envolveram 289 pessoas físicas e 555 pessoas jurídicas.

Em relação a esses contribuintes investigados, já foram iniciadas pela RFB 484 ações fiscais desde o início de 2015, com lançamentos tributários já promovidos na ordem de R$ 1,4 bilhão, entre impostos, contribuições, multas e juros, dos quais cerca de 90% foram contra as principais empreiteiras envolvidas em ilícitos investigados na Operação Lava Jato.

Mais informações serão repassadas em coletiva à imprensa, na sede da Polícia Federal em Curitiba-PR, ainda na manhã desta sexta-feira.

RFB
« VOLTAR