13/04/2016
CPI do Carf: Corregedora do Ministério da Fazenda dá detalhes do número de investigados pelo órgão



CPI do Carf: Corregedora do Ministério da Fazenda dá detalhes do número de investigados pelo órgão.

12/04/2016

Durante esta terça-feira (12), estão sendo ouvidas mais pessoas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga operações fraudulentas conduzidas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Dentre os ouvidos, prestou esclarecimentos a corregedora-geral do Ministério da Fazenda, Fabiana Vieira Lima, que informou que o órgão investiga 28 conselheiros, sete servidores e 117 pessoas jurídicas suspeitas de envolvimento em irregularidades nos julgamentos do Carf.

Entre os principais crimes investigados, segundo a corregedora, estão recebimento de propina, improbidade administrativa, lesão aos cofres públicos e corrupção.

De acordo com Fabiana Lima, as investigações revelaram que 117 empresas podem ter sido beneficiadas pelo esquema de corrupção nos julgamentos do Carf. As pessoas e empresas investigadas pelo Ministério da Fazenda são objeto de sindicâncias internas que podem levar até à anulação dos julgamentos.

As investigações do órgão decorrem das investigações da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que estima que o esquema pode ter provocado prejuízo superior a R$ 19 bilhões aos cofres públicos.

Agência Câmara Notícias
« VOLTAR