20/04/2016
Operação Pecúlio: Receita Federal, PF e CGU combatem desvio de verbas públicas em Foz do Iguaçu/PR

Operação Pecúlio: Receita Federal, PF e CGU combatem desvio de verbas públicas em Foz do Iguaçu/PR

19/04/2016

Objetivo é desarticular grupo suspeito de praticar irregularidades em processos licitatórios de prestação de serviços e obras

Foi deflagrada em Foz do Iguaçu/PR, nesta terça-feira (19/4), com participação da Receita Federal, da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, a Operação Pecúlio. O objetivo da operação é desarticular grupo suspeito de praticar irregularidades em processos licitatórios de prestação de serviços e obras na administração pública de Foz do Iguaçu para obter vantagens indevidas e desviar dinheiro público. Há suspeitas do envolvimento do grupo nas práticas dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e crimes contra a administração pública, entre outros.

A partir da análise dos elementos colhidos no curso das investigações, foi possível constatar a existência de fortes indícios de ingerências de gestores do município, de forma direta e indireta, em empresas contratadas para prestação de serviços e realização de obras junto à administração municipal – para as quais estão direcionadas quantias milionárias de recursos públicos federais (PAC, entre outros) -, bem como em empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Também foi identificada participação de pessoas ligadas à administração pública municipal em empresas, por meio de interpostas pessoas (laranjas), as quais mantêm importantes contratos com o município. A análise dos dados obtidos após afastamento dos sigilos bancário e fiscal de diversos envolvidos indicou a incompatibilidade dos recursos movimentados com as rendas declaradas.

Estão sendo cumpridos, desde as primeiras horas da manhã, quatro mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Participam da operação 250 servidores da Polícia Federal, 23 da Receita Federal e 14 da CGU.

Será realizada entrevista coletiva às 10h de hoje no auditório da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR.

Secretaria da Receita Federal do Brasil
« VOLTAR