29/03/2017
Piauí - Governo negocia dívida de fábrica com ICMS para mantê-la no Piauí

Governo negocia dívida de fábrica com ICMS para mantê-la no Piauí


29/03/2017

A fábrica de cimento Itapissuma S/A poderá ter os débitos com ICMS, acumulados junto ao Estado negociados. A proposta foi dada pelo governador Wellington Dias (PT) em uma reunião ocorrida na noite de ontem com os diretores da empresa. O encontro definiu acordos que possibilitem a reabertura da unidade localizada na Fazenda Monte Alvão, em Fronteiras.
Fotos: Jorge Henrique Bastos/CCOM

A fábrica está com as atividades paralisadas desde o dia 6 deste mês, quando os trabalhadores foram pegos de surpresa pelo anúncio da suspensão das atividades. A estimativa é de que cerca de 500 funcionários tenham sido demitidos e alguns estariam com salários e outros direitos atrasados. No comunicado, a empresa alegou que o motivo do fechamento era a crise econômica, responsável pela queda de 80% das vendas no Piauí. A estimativa é de que
Segundo o superintendente da Itapissuma, Fernando Gusmão, o governo se mostrou muito receptivo para um entendimento qie ajude a retomar o funcionamento da fábrica em um prazo estimado de 60 dias. “Não teremos maiores problemas, o governo se prontificou para que todas as pendências a nível de estado fossem solucionadas”, disse Gusmão.
Para Wellington Dias, o grupo Itapissuma representa uma base industrial importante na área de produção de cimento para o Piauí. “Acertamos várias etapas que vamos cumprir. Uma parte depende do Estado, é que vamos tratar de uma repactuação relativa ao ICMS, reconhecendo que a empresa ficou um período parada”, explicou o governador.

Os termos dessa repactuação ainda não foram informados. O assunto está sendo discutido pelos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Nerinho; da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luis Coelho; e ao secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.
O governador sugeriu ainda priorizar o uso do cimento produzido pela Itapissuma em obras do governo estadual. “Temos o compromisso de trabalharmos condições para termos uma produção com um preço competitivo em relação a outros estados, de tal maneira que tenhamos aqui um acordo com os principais consumidores de cimento, com as obras do Estado e as obras federais”, afirmou Wellington.
Com essas medidas, a retomada de empregos poderia ocorrer de forma gradativa, de acordo com a demanda. “Acreditamos ainda que vamos ampliar a demanda com a existência de alguns programas estaduais”, conclui o governador.
Por: Nayara Felizardo, com informações da CCOM

Piauí – Portal O Dia
« VOLTAR